top of page

Trem de passageiros entre Recife e Caruaru pode voltar a circular após 25 anos

ree

Após mais de duas décadas fora de operação, o transporte ferroviário de passageiros entre Recife e Caruaru poderá ser reativado. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) anunciou a realização de estudos que avaliam a viabilidade da retomada do serviço no trecho de aproximadamente 120 quilômetros.


Na quarta-feira (24), foi oficializada uma parceria entre a Sudene e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para conduzir os estudos técnicos. A proposta busca fortalecer a infraestrutura logística da região e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.


No caso do trecho Recife–Caruaru, os especialistas vão analisar se a estrutura ferroviária atual pode ser reaproveitada ou se será necessária a construção de uma nova linha. Além disso, serão considerados aspectos técnicos, ambientais e operacionais do projeto.


Segundo Danilo Cabral, superintendente da Sudene, a reativação representa uma retomada de uma vocação histórica da região, além de responder às necessidades atuais de mobilidade.

“É uma proposta que resgata a importância histórica da ferrovia e também contribui para o polo têxtil, o turismo e a mobilidade na BR-232”, explicou.

Transporte de cargas no Sertão


Outro estudo anunciado pela Sudene prevê a criação ou modernização de uma ferrovia de cerca de 250 quilômetros entre Petrolina e Salgueiro. O foco será o transporte de cargas, especialmente produtos da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, visando facilitar o escoamento até os portos de Suape (PE) e Pecém (CE) via Transnordestina.


A expectativa é que ambos os estudos sejam concluídos até o primeiro trimestre de 2026.


Um pouco da história


O trem entre Recife e Caruaru entrou em operação em 1895, após a construção de viadutos e túneis na Serra das Russas. Durante o século 20, a linha ferroviária foi essencial para o transporte de passageiros e mercadorias, como algodão, couro e queijo.


Além disso, o "Trem do Forró" se tornou uma atração popular nos meses juninos, levando turistas até Caruaru em meio a muito forró durante a viagem.


A última viagem regular do trem aconteceu no ano 2000. Desde então, a estação de Caruaru, tombada pelo IPHAN em 2010, tem sido alvo de projetos de revitalização. Desde 2020, a prefeitura trabalha na transformação do espaço em um museu a céu aberto com fins turísticos e culturais.

 
 
bottom of page