TSE verifica sistema e afirma que está apto para eleições municipais
- José Augusto

- 14 de nov. de 2020
- 1 min de leitura

Fonte: Poder 360.
O secretário de tecnologia da informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Giuseppe Janino, disse neste sábado (14.nov.2020) que o sistema de computação de votos para as eleições municipais foi aprovado. “Fizemos a verificação da integridade e da autoria desse sistema que fará a totalização [dos votos]”, declarou a jornalistas depois de cerimônia que comprovou a integridade dos softwares utilizados no processo.
Giuseppe disse que o processo de totalização dos resultados das eleições de 2020 sofrerá alterações. Em vez de reunir os dados dos centros de controle nos 26 Estados e no Distrito Federal –como funcionava até 2018– o TSE concentrará o processamento em 1 só local.
“Vamos ter 1 único ponto de totalização, em uma nuvem computacional, onde se fará a totalização dos 5.567 municípios, trazendo várias vantagens, principalmente em termos de segurança, performance, compartilhamento, poder de processamento e gestão de todo o processo”, disse.
A cerimônia de verificação deste sábado serve para comprovar que o sistema que totalizará o resultado das eleições deste domingo (15.nov) é o mesmo que foi lacrado e assinado na 6ª feira (13.nov). Segundo o tribunal, os softwares verificados são o InfoArquivos (Informação de Arquivos de Urna), o RecArquivos (Receptor de Arquivos de Urna) e o Sistot (Sistema da Totalização).



