UNINASSAU Caruaru dá início ao 1º Festival da Pamonha nesta terça-feira (20)
- José Augusto

- 20 de mai.
- 2 min de leitura

De 20 a 22 de maio, o Centro Universitário Maurício de Nassau de Caruaru (UNINASSAU) será palco do 1º Festival da Pamonha, uma celebração dedicada a valorizar as tradições juninas e promover essa delícia típica da culinária nordestina. O evento conta com uma programação diversa que inclui homenagens, apresentações culturais e um concurso para eleger a pamonha mais saborosa da edição.
A cerimônia de abertura reserva uma homenagem especial ao artista caruaruense Petrúcio Amorim, reconhecido por sua contribuição à cultura local como compositor, poeta e cantor. A noite terá apresentações musicais, recital de poesias, depoimentos emocionantes de artistas da região e uma mesa junina preparada especialmente para os convidados.
No segundo dia, os pratos preparados pelos alunos serão avaliados por um júri formado por professores, funcionários e convidados, que levarão em conta aspectos como sabor, criatividade, apresentação e higiene. A festa termina com um evento na área de convivência da universidade, que contará com shows de trio pé de serra, feira de comidas típicas e exposição de artesanato em barro do Alto do Moura.
Para a reitora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Belo, o festival é um momento importante para fortalecer os laços culturais da cidade. “Será uma oportunidade ímpar de celebrar um dos grandes nomes da nossa música e cultura local, o poeta Petrúcio Amorim, que projetou Caruaru nacionalmente”, ressalta.
A diretora Teresa Tabosa também destaca a relevância do evento. “São três dias recheados de cultura, com barracas típicas e apresentações artísticas, além da quadrilha formada por alunos e colaboradores, tudo para promover e resgatar as nossas tradições”, comenta.
O festival acontece nas dependências do UNINASSAU Caruaru, localizado no Entroncamento da BR 232 com a A 104, KM 68 – Nº 12153. A participação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.



