top of page

Quadro Lembranças/Histórias Vivas: A Alma Cultural de Riacho das Almas através de Emineide Costa

Atualizado: há 5 dias


ree

Foto: Emineide em seu aniversário de 15 anos, ao lado de seus pais: Noemia Maria e Assis Costa


Hoje (28), em mais uma edição do quadro "Lembranças/Histórias Vivas", vamos conhecer Maria Emineide Santos da Costa. Nascida em 21 de janeiro de 1961 na cidade de Caruaru, Emineide é uma mulher apaixonada pela educação e cultura, cuja dedicação como professora e diretora cultural de Riacho das Almas marcou décadas de história e enriqueceu a identidade local. Vamos conhecer de perto sua história, suas memórias, conquistas e sonhos para o futuro.


A Jornada na Educação:


Desde sua infância, Emineide encontrou em Riacho das Almas seu lar e berço de aprendizado. Iniciou seus estudos nas escolas públicas da cidade, sob a orientação da Sra. Zênite Braz, sua primeira professora.


Com dedicação, ela concluiu o ensino médio simultaneamente ao empenho em dois cursos profissionalizantes: Magistério na Escola Manoel Bacelar e Enfermagem na Escola Estadual de Caruaru.


Em 1979, Emineide deu seus primeiros passos como professora na Escola Manoel Bacelar, na rede estadual de ensino, onde dedicou impressionantes 32 anos de sua vida. Durante esse tempo, também atuou como Supervisora de Educação Municipal entre 1979 e 1980. Sua carreira na educação foi repleta de diversidade, abrangendo o ensino nos níveis infantil, fundamental e médio, além de ter se envolvido com a Educação de Jovens e Adultos, Projeto Avançar e participação no PROGRAPE (Programa de Graduação em Pedagogia) promovido pela UPE.

ree

Foto: Emineide em uma das salas de aula da Escola Manoel Bacelar, apresentando uma oficina de produção de cartazes


Emineide também deixou sua marca no LAD (Laboratório de Apoio Didático), posteriormente transformado na CTE (Central de Tecnologia Educacional). Foi lá que surgiu o projeto "Nossa História, Nossa Gente", responsável pela criação do Hino Municipal.

Foto: Em conjunto com os participantes do Concurso do Hino Municipal


Sua dedicação não se limitou ao âmbito público; ela lecionou na primeira escola particular da cidade (CIP) e atuou como coordenadora no Centro Educacional Futura por sete anos. Emineide é formada em Ciências Sociais pela Fafica e obteve pós-graduação em Gestão Educacional pela UFRPE.

ree

Foto: Lecionando na educação infantil, com a primeira escola particular (CPI) de Riacho das Almas


Emineide também teve uma passagem pela Escola José Joaquim de Lima, em Trapiá, onde ingressou através da Prefeitura Municipal em 2001.


Vínculos Familiares e Paixão pela Cultura:

Emineide é filha de Assis Costa e Noemia Maria dos Santos, uma família que lhe trouxe amor, afeto e suporte ao longo da vida.

ree

Foto: Emineide aos 5 anos de idade, na companhia de seus pais


Do seu primeiro casamento, vieram três filhos: Alexandre (falecido), Tales Alexandre e Tagla D'Alline. Atualmente, é casada com José Milton Ferreira de Sales, com quem teve mais dois filhos, José Amilton e José Assis, formando uma família unida que soma cinco filhos e quatro netos. Sua dedicação como mãe reflete a pessoa amorosa e presente que ela é.

ree

Foto: Na companhia do esposo José Milton

Foto: Emineide e seus filhos


Para além de sua carreira na educação, Emineide nutriu uma paixão inestimável pela cultura. Em reconhecimento aos seus esforços, em 2002, recebeu o convite para se tornar diretora do Departamento de Cultura de Riacho das Almas, convite este feito por Dra. Evalda Guerra e Maria Adelino. Essa experiência lhe proporcionou muito aprendizado e conhecimento, consolidando-a como uma peça fundamental na preservação da rica cultura local e é neste cargo que ela se encontra atualmente.


Memórias e Sonhos para o Futuro:


Emineide carrega consigo memórias preciosas de sua infância, dos tempos escolares, dos amigos e de seus entes queridos, valorizando a importância dessas experiências na construção de sua identidade. Aos 62 anos, ela encara a vida com gratidão, agradecendo às pessoas que estiveram ao seu lado e ofereceram carinho e palavras amigas nos momentos difíceis.


Apesar de envolver-se em questões políticas de seu município, Emineide nunca foi atraída pela disputa de cargos políticos. Sua verdadeira paixão é atuar nos bastidores, conquistando as pessoas com respeito e um trabalho genuíno realizado nas gestões em que é confiada.


Seus sonhos profissionais para o futuro refletem sua dedicação à cultura de Riacho das Almas. Emineide anseia pelo reconhecimento dessa cultura em outras regiões, pela valorização dos artistas e fazedores de cultura locais, e pelo entendimento da importância da cultura popular de seu povo. Para ela, um maior incentivo na educação por parte do governo federal é essencial para expandir os recursos culturais da comunidade.

ree

Foto: Emineide atualmente


Emineide Costa, uma mulher de dedicação inabalável à educação e à cultura de sua gente, é um exemplo vivo de amor pelo ensino e preservação das tradições locais. Sua paixão pelo aprendizado e sua contribuição na valorização das raízes culturais deixam um legado valioso para as futuras gerações.


Que sua história nos inspire a cultivar o amor pela educação, pelas tradições e pelas raízes que nos tornam únicos. O trabalho incansável de Emineide é um verdadeiro tesouro para Riacho das Almas. Sigamos seu exemplo, valorizando e preservando nossa cultura, para construir um futuro de luz e prosperidade para todos.



Todas as imagens que compõe a matéria, são do arquivo pessoal da Srª Emineide, tendo sido fornecidas ao setor de Reportagem do Blog Zé Augusto.



bottom of page