top of page

Brasil conquista primeiro pódio nos Jogos Mundiais Universitários com bronze na natação

ree

A delegação brasileira garantiu sua primeira medalha nos Jogos Mundiais Universitários 2025 nesta quinta-feira (17), em Berlim. O feito veio com a equipe masculina de natação no revezamento 4x100 metros livre. Lucas Peixoto, Kaique Alves, Vinicius Assunção e Pedro Buch completaram a prova em 3min15s02, conquistando a medalha de bronze para o Brasil.


Os Estados Unidos levaram o ouro com 3min12s36, enquanto o Japão ficou com a prata após registrar 3min14s19. A conquista reforça a força da natação brasileira nos JMU, modalidade considerada uma das principais apostas do país para ampliar o número de medalhas nesta edição.


O desempenho da equipe brasileira tem como destaque nomes já experientes em competições internacionais. Lucas Peixoto, por exemplo, conquistou três medalhas na edição passada dos JMU, realizada em Chengdu (China), incluindo uma prata nos 50 metros livre. Vinícius Assunção também subiu ao pódio duas vezes na China, em provas de revezamento, ao lado de Kaique Alves.


A quinta-feira marcou o primeiro dia oficial de competições após a cerimônia de abertura. O Brasil, no entanto, já vinha acumulando bons resultados desde a véspera. No vôlei feminino, a equipe estreou com uma vitória expressiva contra a Índia por 3 sets a 0 (25/08, 25/10, 25/08) e, nesta quinta, superou a Espanha por 3 sets a 1 (25/19, 19/25, 25/17, 25/19). Já o time masculino também começou com o pé direito ao vencer Portugal por 3 a 1 (25/20, 25/23, 21/25, 25/21).


No tênis, o dia foi de desafios para os brasileiros. Giovana Martins perdeu para a portuguesa Maria Garcia em sets diretos (6/1, 6/0), enquanto Rodrigo das Dôres foi superado pelo francês William Jucha, também por 2 a 0 (6/0, 6/1). Giovana admitiu ter sentido os efeitos do fuso horário, mas mostrou confiança para se recuperar na repescagem.


Já em Bochum, a equipe feminina de basquete 3x3 em cadeira de rodas enfrentou uma estreia complicada diante dos Estados Unidos, referência na modalidade, e foi derrotada por 19 a 1. A atleta Rebeca Soares comentou sobre o jogo: “Sabíamos que seria difícil, ainda mais por ser estreia. Ficamos nervosas, mas vamos seguir firmes para os próximos confrontos.”


Nesta sexta-feira (18), a expectativa continua com novas participações do Brasil na natação, no vôlei, no basquete tradicional e nas demais modalidades da competição universitária.

 
 
bottom of page