Casa dos Pobres São Francisco de Assis conquista 1º lugar em concurso nacional sobre cuidado com idosos
- José Augusto
- 10 de jul.
- 1 min de leitura

A Casa dos Pobres São Francisco de Assis conquistou o 1º lugar no Concurso Nacional “Cuidar – Gentileza que Protege”, promovido pela Revista Cuidar, em parceria com a publicação italiana Revista Cura. A premiação reconhece iniciativas de cuidado afetivo e humanizado em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de todo o Brasil.
A instituição foi premiada pelo projeto “Roda de Conversa”, conduzido pelos voluntários Antônio Fernando e Sineide, que oferecem, semanalmente, um espaço para escuta ativa, acolhimento e troca de experiências entre os residentes. Os temas abordados são escolhidos pelos próprios idosos, fortalecendo o protagonismo deles no processo de convivência.
Ao todo, mais de 80 trabalhos de diferentes regiões do país participaram do concurso. A proposta da Casa dos Pobres se destacou pelo caráter inclusivo e pelo impacto emocional positivo proporcionado aos participantes, reforçando o valor da convivência afetiva e da valorização da voz dos idosos nas decisões do dia a dia.