Compesa lança instalação sensorial gratuita para conscientizar sobre emergência climática
- José Augusto

- 6 de jun.
- 1 min de leitura

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inaugurou uma instalação artística imersiva e sensorial que aborda a emergência climática. Intitulada “Planeta no Limite - Emergência Climática”, a exposição fica aberta ao público até 30 de junho, na sede da Compesa, localizada no bairro de Santo Amaro, no centro do Recife.
A experiência é dividida em três ambientes temáticos. O primeiro, chamado “Fogo - Catástrofes do Calor Extremo”, traz um cenário que simboliza um planeta em chamas, com luzes alaranjadas, cheiro de queimado e sons reais de incêndios florestais.
No segundo espaço, “Água – Catástrofes das Inundações”, o público vivencia o oposto do calor: chuvas intensas, enchentes e o derretimento das geleiras, atravessando um ambiente com iluminação cinza, sons de tempestade e simulação de goteiras, enquanto utiliza capas de chuva e guarda-chuvas disponibilizados pela exposição.
A última etapa, “A mudança começa com você”, traz uma mensagem direta para o visitante refletir sobre o papel individual na crise climática, com espelhos que refletem a imagem da pessoa ao lado do texto: “Você faz parte dessa mudança”.
A instalação é especialmente voltada para estudantes das redes pública e privada, e as visitas devem ser agendadas pelo telefone (81) 99488-5059.
Douglas Balduíno, diretor de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa, ressaltou a importância da iniciativa: “Queremos que as pessoas sintam, escutem e compreendam a urgência da crise climática. Não existe jogar ‘fora’, pois tudo o que descartamos permanece no planeta, que é a nossa única casa. ‘Planeta no Limite’ é um convite para a transformação individual e coletiva.”



