Financiamento de veículos avança 3,5% em Pernambuco no primeiro semestre
- José Augusto

- 19 de jul.
- 1 min de leitura

O número de veículos financiados em Pernambuco cresceu no primeiro semestre de 2025. Segundo dados da B3, operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), o estado registrou 109,4 mil unidades financiadas entre veículos novos e usados — um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os segmentos, as motocicletas lideraram o crescimento, com uma alta de 6,5% nas operações de crédito. Os carros leves apresentaram um avanço mais modesto, de 0,6%, enquanto os veículos pesados tiveram queda de 2,9%.
Cenário nacional segue em queda
Na contramão de Pernambuco, o volume de financiamentos no Brasil teve uma leve retração. De janeiro a junho, foram financiados cerca de 3,4 milhões de veículos, o que representa uma queda de 0,7% em comparação ao primeiro semestre de 2024.
No detalhamento por categoria:
Automóveis leves: queda de 2,6%
Veículos pesados: recuo de 4,6%
Motocicletas: alta de 4,4%
Movimento em junho
Considerando apenas o mês de junho, houve uma queda geral de 7% nas vendas financiadas em todo o país na comparação com maio. O recuo foi influenciado principalmente pelas motos (-6,1%) e carros leves (-4,7%). Em contraste, os veículos pesados cresceram 5,8% no volume de financiamentos no mesmo período.



