Governadora Raquel Lyra acompanha monitoramento das chuvas e comanda reunião de prevenção com secretariado estadual
- José Augusto
- há 3 dias
- 2 min de leitura

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve neste domingo (18) no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), acompanhando de perto as ações emergenciais relacionadas às fortes chuvas que atingem o estado. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, Raquel comandou uma reunião remota com secretários e presidentes de órgãos estaduais, a partir do Palácio do Campo das Princesas, com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e apoio aos municípios afetados, especialmente nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife.
Segundo a governadora, o governo estadual permanece em alerta e mobilizado para enfrentar os impactos das chuvas. "Estamos acompanhando cada nova atualização de perto, em alerta para cuidar de todos os pernambucanos", afirmou. A vice-governadora Priscila Krause destacou que as ações de preparação começaram com antecedência, com articulação entre estado e municípios. "Nos antecipamos para enfrentar esse período da quadra chuvosa", disse.
Entre as medidas em andamento está a intensificação da limpeza no Canal Beberibe, em Olinda, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), além do suporte contínuo da Defesa Civil estadual. A diretora-presidente da Apac, Suzana Montenegro, alertou para uma intensificação das chuvas nas próximas horas, especialmente na Zona da Mata Sul e RMR, com previsão de precipitações moderadas a fortes a partir da noite deste domingo.
A reunião também reforçou as principais obras estruturadoras que visam mitigar os impactos das chuvas, como a conclusão do sistema de drenagem do Canal do Fragoso, em Olinda, com entrega prevista para junho de 2026, e as intervenções em Jardim Monte Verde, no Jaboatão dos Guararapes, que já beneficiam mais de 5 mil pessoas. Também estão em andamento as obras das barragens de Panelas II e Gatos, com investimento de mais de R$ 500 milhões, além do processo de licitação das barragens de Igarapeba, Barra de Guabiraba e Engenho Pereira.
Participaram da reunião os titulares das pastas de Defesa Social, Casa Civil, Recursos Hídricos, Habitação, Assistência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Agrário, Mobilidade, além de representantes do DER, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O Governo de Pernambuco segue com o aparato emergencial mobilizado até que o risco das chuvas seja totalmente superado.