Governo de Pernambuco promete câmeras corporais para PMs de Pernambuco em até seis meses
- José Augusto

- 9 de set.
- 2 min de leitura

A governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou, nesta segunda-feira (8), que policiais militares de Pernambuco começarão a utilizar câmeras corporais dentro de seis meses. A medida faz parte do programa “Juntos pela Segurança” e será viabilizada com a chegada de 1.300 equipamentos adquiridos pelo governo federal, a serem repassados aos estados.
Durante coletiva de imprensa, a gestora destacou que a Polícia Militar de Pernambuco é “a segunda menos letal do Brasil” e reforçou o compromisso de ampliar a transparência e a segurança nas operações.
Novos armamentos
Na mesma cerimônia, realizada no Recife, foram entregues 5.900 pistolas Glock, adquiridas por R$ 15 milhões. O lote integra dois caminhões de armamento recebidos pela corporação. Além das pistolas, a PM também foi equipada com:
18 drones com câmeras termais;
quase 6 mil algemas;
217 tablets;
veículo especial para transporte de cães do grupamento K9.
Segundo o governo, todos os novos policiais contratados terão acesso ao armamento. “Serão 7 mil novos agentes. Já incorporamos 2.300 PMs e 280 bombeiros, e até o fim do ano ampliaremos o efetivo com mais oficiais das polícias Militar, Civil e dos Bombeiros”, afirmou Raquel Lyra.
Investimentos inéditos
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que a meta é equipar a corporação com 14 mil pistolas Glock e 4 mil Berettas. “Já temos 1.900 em chegada e contrato para mais 5 mil. Também adquirimos coletes individuais para todos os policiais. Nunca houve um volume de investimentos em segurança pública como agora”, disse.
O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, ressaltou que os equipamentos aumentam a eficácia das operações. “São materiais de última geração. Os drones, por exemplo, vão permitir rastreamento em áreas de mata e caatinga, inclusive à noite”, afirmou.



