top of page
Buscar

Governo Federal repudia ameaça dos EUA de usar força militar contra o Brasil por julgamento de Bolsonaro

ree

O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (9), declarações da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que não descartou o uso de meios econômicos ou militares para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”. A fala ocorreu após questionamento sobre possíveis medidas contra o Brasil caso o Supremo Tribunal Federal (STF) condene o ex-presidente Jair Bolsonaro.


Além de citar sanções, a porta-voz reforçou que Donald Trump não teria receio em adotar “todas as medidas necessárias” em defesa do aliado brasileiro. A declaração foi replicada pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil em suas redes sociais.


Em nota oficial, o Itamaraty reagiu duramente:

“O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. O governo brasileiro repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais.”

Trump tem reiterado críticas ao julgamento no STF, acusando o Brasil de promover uma “execução política” contra Bolsonaro. Em publicações recentes, o republicano afirmou que o país “mudou para a esquerda radical” e estaria prejudicando sua própria economia.


Na segunda-feira (8), o subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado, Darren Beattie, também defendeu o apoio a “medidas cabíveis” contra o Brasil.

 
 
bottom of page