Lula se torna o segundo brasileiro homenageado pela Academia Francesa
- José Augusto

- 6 de jun.
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado nesta quinta-feira (5) pela Academia Francesa, em Paris, tornando-se o 20º chefe de Estado reconhecido pela instituição em quase 400 anos. O único brasileiro a receber essa honraria antes foi Dom Pedro II, em 1872.
Durante a cerimônia, os membros da academia analisaram o termo “multilateralismo” em homenagem a Lula, que defendeu o conceito em discurso como essencial para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas, guerras e desigualdade.
Após o evento, Lula participou de encontro com a comunidade brasileira em Paris, onde destacou seu orgulho pela homenagem, apesar de não ter formação acadêmica superior. “Sou o único brasileiro com três mandatos presidenciais eleitos diretamente pelo povo”, afirmou.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, elogiou Lula como “uma lenda viva” e um defensor dos mais humildes. A visita de Estado segue até a próxima terça-feira (10), com diversos compromissos e a assinatura de 20 acordos bilaterais com o governo francês.



