top of page

Pesquisa da Serasa aponta que 65% dos nordestinos têm orçamento afetado por gastos com futebol

ree

De acordo com a pesquisa “Gastos com Futebol” realizada pela Serasa, 65,4% dos moradores da Região Nordeste afirmam que os custos relacionados ao esporte impactam seu orçamento mensal. Entre os que gastam com futebol, 85% fazem isso regularmente todo mês.


Os principais gastos são com camisas de time (65,5% dos entrevistados), seguidos por bonés e mochilas (32,1%), ingressos para jogos (30,8%) e assinaturas de serviços de streaming ou pay-per-view (30,4%). Apesar do interesse, a frequência de ida aos estádios ainda é baixa, com apenas 30,8% tendo comprado ingressos recentemente.


Para acompanhar os jogos, a TV aberta lidera com 78,1%, mas a TV por assinatura (49,6%) e plataformas digitais, como YouTube (43,1%) e serviços de streaming (28,4%), ganham destaque.


Além do impacto financeiro, o futebol tem forte significado social e emocional: 71% reconhecem sua importância para a sociedade, 49% dizem que o esporte aproxima familiares e amigos, e 73% afirmam que o futebol influencia seu humor diário, sendo esse efeito alto para 34%.


No cenário nacional, 61% dos brasileiros gastam com futebol, e 81% desses fazem isso mensalmente, mostrando a forte ligação cultural com o esporte.

 
 
bottom of page