Planos de saúde vão atender pacientes do SUS em seis especialidades a partir de agosto
- José Augusto

- 2 de ago.
- 1 min de leitura

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão contar com atendimento gratuito em consultórios particulares a partir de agosto, graças ao programa "Agora Tem Especialistas". A iniciativa permite que operadoras de planos de saúde quitem suas dívidas com o governo oferecendo serviços médicos à população da rede pública.
O edital com as regras para a participação das operadoras será divulgado na próxima segunda-feira (4), e o sistema para adesão das empresas será aberto no dia 11. A previsão é que os primeiros atendimentos ocorram ainda este mês.
Seis especialidades terão prioridade no programa: oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia. O foco será nas regiões com maior carência desses serviços. A triagem e encaminhamento dos pacientes continuarão sendo realizados pelo sistema de regulação do SUS, que também definirá em qual unidade privada o atendimento será feito — não cabendo aos pacientes a escolha do local.
Atualmente, as operadoras de planos de saúde acumulam uma dívida com o SUS estimada em R$ 1,3 bilhão, dos quais cerca de R$ 750 milhões deverão ser compensados ainda em 2025.



