Segundo a OMS, mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no mundo
- José Augusto

- 3 de set
- 1 min de leitura

Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade alerta que o quadro tem consequências graves tanto para a saúde quanto para a economia global.
De acordo com a OMS, os transtornos mentais estão entre os problemas de saúde mais comuns e atingem pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais. “É a segunda maior causa de incapacidade a longo prazo, gerando perda significativa de qualidade de vida”, aponta o documento.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou a urgência de mudanças: “Transformar os serviços de saúde mental é um dos desafios mais urgentes da saúde pública. Investir em saúde mental significa investir em pessoas, comunidades e economias, um investimento que nenhum país pode se dar ao luxo de negligenciar”.
O levantamento mostra que mulheres são as mais afetadas, especialmente por ansiedade e depressão, que aparecem em maior frequência entre elas em comparação aos homens.
A perda de produtividade é considerada o maior impacto financeiro dos transtornos mentais. A OMS estima que, apenas com ansiedade e depressão, a economia global perca cerca de US$ 1 trilhão por ano.



