top of page

Trump admite que tarifa de 50% ao Brasil foi motivada por tratamento dado a Bolsonaro

ree

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (16), diretamente do Salão Oval da Casa Branca, que a sobretaxa imposta ao Brasil — de 50% — foi uma reação ao que chamou de "injustiça" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Trump, a punição comercial foi motivada por questões políticas internas do Brasil.


“Em um caso é 50%, o Brasil, porque o que estão fazendo com seu ex-presidente é uma desgraça. Eu conheço o ex-presidente, ele lutou muito pelo povo do Brasil. Acredito que ele é um homem honesto e que o que estão fazendo com ele é algo terrível”, declarou o líder americano.


A fala reforça o tom político adotado por Trump desde que enviou uma carta oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicando o aumento da tarifa. Na ocasião, o republicano rompeu com o padrão técnico aplicado a outros países, priorizando uma crítica direta à situação judicial de Bolsonaro.


Trump também voltou a se manifestar contra os processos enfrentados pelo ex-presidente brasileiro, especialmente os relacionados à tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022. "Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar imediatamente!", escreveu o norte-americano em suas redes sociais.


O endurecimento das tarifas gerou forte reação no Brasil. Pesquisa divulgada pela Genial/Quaest revelou que 79% dos brasileiros acreditam que as medidas irão afetar negativamente sua vida. Além disso, 72% consideram injustificável a justificativa de Trump para penalizar o país economicamente por causa de Bolsonaro.


Enquanto o governo federal tem usado a narrativa da soberania nacional para responder ao episódio e conseguiu aumentar sua popularidade nas redes, o campo bolsonarista se divide. O deputado Eduardo Bolsonaro, atualmente nos EUA, endossa o discurso de Trump, enquanto o governador paulista Tarcísio de Freitas tem buscado diálogo com autoridades americanas para tentar reverter a decisão, mesmo após meses de acenos ao republicano.

 
 
bottom of page